Um bom atendimento na drogaria é a chave para que o seu negócio alcance o sucesso desejado. Embora pareça uma coisa óbvia, acredite, nem sempre é levada em consideração pelos gestores que optam em focar tempo e dinheiro em outros aspectos, que são tão importantes quanto, esquecendo que a fidelização do cliente acontece quando ele é bem atendido.
No ramo farmacêutico, o atendimento é uma das ferramentas de marketing mais certeiras, uma vez que o cliente se sentirá seguro em indicar a drogaria para outras pessoas. Afinal, o boca a boca ainda é a melhor propaganda de qualquer negócio.
Por isso, neste artigo você vai entender a importância de um bom atendimento na drogaria e o quanto ele faz a diferença frente à concorrência.
Conheça as etapas do atendimento
Antes de falarmos sobre os motivos para você investir em um bom atendimento na drogaria, é importante dizer que ele segue alguns passos, mesmo não sendo uma regra específica. São eles:
- Identificação do cliente
- Abordagem
- Apresentação e demonstração
- Fechamento e acompanhamento
Tendo como base esses passos, é importante destacar que o atendente precisa saber que o contato com o cliente deve ir muito além de apenas vender um produto. As drogarias são consideradas prestadoras de serviço, portanto, é fácil entender que as pessoas procuram uma farmácia porque, na maioria das vezes, estão com dor ou com algum ente adoecido.
Por isso, é extremamente importante a empatia, o bom senso e a disposição de auxiliar o processo de venda, já que os clientes esperam se sentir acolhidos e bem atendidos.
Confira a seguir os motivos para que você invista em um bom atendimento na sua drogaria.
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Mal atendimento é uma das causas da perda de cliente
Certamente você já foi a algum lugar e não recebeu o atendimento que esperava. Qual foi sua reação diante disso? Não voltar mais ao estabelecimento, certo?
Sendo assim, a consequência de um mal atendimento é o negócio ter uma taxa de desistência bem elevada, correndo o risco de não ter mais indicações dos seus próprios clientes para outras pessoas.
Na contramão disso, a preocupação em oferecer um atendimento adequado marca o seu consumidor de forma positiva, fazendo com que ele indique sua empresa.
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Conquistar novos clientes custa caro
Você sabia que conquistar novos clientes para o seu negócio custa mais caro do que fidelizar os que já o são? Por isso é tão importante ter estratégias de fidelização que, dentre os principais motivos, ocorre por meio de um bom atendimento. Contudo, muitas empresas direcionam seus esforços nas áreas comercais com o objetivo de conquistar novos clientes.
O ideal é que uma área seja complementar à outra para o negócio dar certo. Investir em um bom atendimento é garantir que seu negócio continue na boca do povo positivamente, enquanto a área comercial trabalha para trazer novos clientes.
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Atendimento personalizado garante destaque perante à concorrência
Não é segredo para ninguém que o setor farmacêutico cresce a cada dia. Ainda assim, não deixa de ser um mercado acirrado. Destaca-se aquele que investe em um bom atendimento na drogaria – e mais do que isso, um atendimento personalizado.
Esse é um dos pontos que será levado em consideração pelo cliente na hora de escolher entre a sua drogaria ou a concorrente.
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Seus clientes viram embaixadores da sua marca
De que maneira? Com aquilo que estamos falando desde o início do artigo: um bom atendimento. Clientes satisfeitos com a sua prestação de serviço certamente indicarão o seu estabelecimento ara os outros, atuando como embaixadores de sua marca.
Trabalhe para que o consumidor confie no seu negócio, tratando cada cliente como único e não como mais um. O resultado disso é ter uma legião de clientes que falarão da sua marca positivamente.
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Prestando um bom atendimento, é natural que você deseje melhorar outras áreas do negócio
O empresário que valoriza o bom atendimento também reconhece a importância de ferramentas como SAC, ouvidoria, marketing e pesquisa de mercado, sendo natural que invista nessas estratégias depois que o seu atendimento está bem estruturado – o que profissionaliza ainda mais o seu negócio.
Além disso, nunca dispense um bom recrutamento e treinamento de equipe. É muito importante que os atendentes tenham sensibilidade, saibam se colocar no lugar do outro, consigam ouvir. Essas são habilidades fundamentais para lidar com pessoas.
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Sobrevivência do seu negócio
Como já afirmamos nesse artigo, o boca a boca ainda é a melhor propaganda do mundo. Portanto, se você não souber atender o seu consumidor, o seu negócio não sobreviverá no longo prazo.
Afinal, as indicações são feitas na mesma proporção que as reclamações, por isso o seu negócio depende totalmente da maneira como o seu cliente é atendido. Com o avanço da internet, o alcance das opiniões se tornou ilimitado.
Portanto, a satisfação do cliente é um dos pontos importantes para a sua drogaria e que só acontecerá se ele for bem atendido. Afinal, ficou claro que não adianta ter apenas bons preços ou produtos diferenciados se o atendente não oferece o auxílio necessário que o consumidor está esperando.
Investir em um atendimento diferenciado é a garantia para que sua drogaria colha os resultados esperados, fique na “boca do povo” de maneira positiva e se destaque perante à concorrência.
Se você entendeu a importância de um bom atendimento e quer saber como atrair mais cliente, leia mais no nosso artigo Conquiste mais clientes na sua farmácia.
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